O programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano, preparado pela Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, arranca no dia 8 de Dezembro à noite, com a inauguração das iluminações, e termina a 6 de Janeiro, com o Cantar dos Reis. Hoje, na apresentação do programa, a secretária regional, Conceição Estudante, referiu que, apesar do contexto actual de poupança, vão continuar a apostar nos cartazes turísticos e que a novidade deste ano prende-se com a mudança do espectáculo 'Noite de Passagem de Ano' do cais do Funchal para a nova Praça do Mar, na Avenida Sá Carneiro.
Ao longo do mês de Dezembro, estão preparadas várias iniciativas já habituais, como o arranque da música ambiente na baixa do Funchal, a 9 de Dezembro, os cantares tradicionais de Natal após as missas do parto, no Largo da Sé, de 16 a 24 de Dezembro, e vários espectáculos de música e dança. De 25 a 27 de Dezembro, pelas 20 horas, decorrerá o bailado 'Época Natalícia na companhia do Ballet Russo', no Centro de Congressos da Madeira, e, nos dias 27, 29 e 30 de Dezembro, pelas 21h30, o XIV Festival de Coros do Funchal, na Sé e na Igreja do Colégio.
No dia 31 de Dezembro, o espectáculo de Fim-de-Ano muda para a recém-inaugurada Praça do Mar, na Avenida Sá Carneiro. Contudo, o espectáculo mantém-se a cargo da Associação Orquestra Ligeira da Madeira. No dia 1 de Janeiro de 2012, a Orquestra Clássica da Madeira fará um concerto de Ano Novo, pelas 18 horas, no Madeira Tecnopolo.
Em relação à taxa de ocupação hoteleira, Conceição Estudante avançou que a primeira sondagem ronda os 50%, sendo igual à do ano passado. Porém, mais para a frente, farão nova ronda para averiguar os números para o Fim-de-Ano.
Este ano, os custos das Festas de Natal e Fim-de-Ano rondam os 3,5 milhões de euros, representando uma poupança de 33% face ao ano passado. A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes frisou que, apesar da conjuntura menos abonatória, em 2012 vão continuar a apostar nos cartazes, uma vez que a Madeira "depende da actividade turística".
Quanto ao espectáculo pirotécnico de final de ano, o tema será, como já foi avançado, 'Um Povo, uma Cultura, uma Região' e estará a cargo da Pyrofel. Conceição Estudante desdramatizou as notícias que saíram sobre a adjudicação do espectáculo, sublinhando que tudo correu dentro dos regulamentos.
fonte:http://www.dnoticias.pt/ac