Fim de ano com menos fogo-de-artifício
A crise deitou por terra o hábito que milhares de pessoas tinham de entrar no novo ano a festejar no Terreiro do Paço. A Câmara Municipal de Lisboa informou que este ano não haverá festa na ‘sala de visitas’ da capital, nem será organizado qualquer fogo-de-artifício. A participação da autarquia no réveillon será apenas de divulgação da festa que os comerciantes de quiosques da avenida da Liberdade estão a organizar. Em 2010, a câmara tinha gasto 344 mil euros com a festa de passagem de ano.
Para os amantes de pirotecnia, há a possibilidade de verem o espectáculo de luz no Parque das Nações. O fogo, da responsabilidade da associação de moradores e lojistas, será lançado a partir do Tejo. O presidente da associação, José Moreno, não quis avançar com o custo da produção, afirmando que foi suportado por uma cervejeira.
No Porto, a avenida dos Aliados volta a acolher a festa, com direito a fogo-de-artifício, num investimento de 16 500 euros. Segundo fonte da Porto Lazer, apesar da crise "houve a preocupação de manter a festa". Há também o objectivo de colocar o Porto como destino turístico nesta época.
Em Coimbra, a festa é só para algumas bolsas. Numa iniciativa da autarquia, com fogo-de--artifício no Mondego e espectáculo musical, a festa é feita a partir dos 20 euros. No resto do País, a grande maioria das autarquias também cortou nos custos, ou suspendeu mesmo a festa, como em Belmonte. Comer as 12 passas e pedir um desejo numa noite cujas previsões afastam a chuva será este ano mais difícil para os que têm menos dinheiro para gastar.
AUREA SOBE AO PALCO EM ALBUFEIRA
São poucos os músicos mais populares que este ano irão subir aos palcos nos locais onde a festa de fim de ano tem entrada livre. Uma das excepções é a cantora Aurea, que irá fazer a festa em Albufeira. Um hábito já instalado de norte a sul é a presença de DJ para animarem os foliões ao longo da madrugada, festa que só termina com o nascer do Sol.
KID CREOLE & THE COCONUTS NO ESTORIL
Kid Creole & The Coconuts é o nome que este ano fará a festa de réveillon no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. A celebração da passagem de ano contará, ainda, com as bandas Citizens, The Cadillacs e Gamalataki. O preço de entrada é de 350 euros por pessoa, uma redução em relação a anos anteriores. No espaço Lounge D, cabe a Paulo Gonzo animar a noite: a entrada custa 95 euros.
fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/